Desde 2020 o Brasil entrou em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei n° 13.709/2018), que obriga as empresas a implementarem a legislação no gerenciamento de dados e garantirem segurança na proteção desses dados, de todos os envolvidos nas transações, como clientes, fornecedores, empresas parceiras, etc. Ela foi oriunda da lei internacional GDPR (General Data Protection Regulation), criada em 2018, e com sua implementação, o Brasil passa a fazer parte da corrente de mais de 100 países que possuem regras obrigatórias para a proteção de dados fornecidos na internet.
Você deve estar se perguntando, no entanto, por que é tão importante armazenar e gerenciar corretamente os dados da sua empresa, já que, provavelmente, você já possui acesso direto aos dados diários que utiliza, e eles estão muito bem armazenados na sua nuvem ou plataforma própria. Primeiramente, precisamos entender o conceito de Big Data. De forma simplificada, este conceito nada mais é do que o conjunto de técnicas capazes de analisar grandes quantidades de dados para gerar relatórios, análises e resultados relevantes. Essa grande quantidade de dados são, portanto, extraídos e organizados de forma a possibilitar uma análise muito mais rápida e ampla. Para exemplificar, como o Facebook poderia medir a quantidade de likes em uma postagem, ou o Youtube saber a quantidade de uploads em um dia, sem um gerenciamento desses dados?
Trazer estes cenários para o universo de Comércio Exterior não é difícil. Basta imaginar que você precise pesquisar todas as taxas SISCOMEX pagas em um período, ou subir todo o histórico de Declarações de Importações no ano. O tempo de trabalho manual que isso levaria já é imaginável. No entanto, algo ainda mais importante do que organizar os seus dados, é mantê-los seguros. No ano passado, a famosa JBS pagou mais de US$11 milhões no resgate de seus dados em um ataque hacker às suas unidades nos EUA, Canadá e Austrália, que ficaram temporariamente fechadas. O pagamento foi feito para diminuir os impactos da invasão e evitar o vazamento de dados sigilosos.
Como você está protegendo os dados da sua empresa? 91% dos ataques cibernéticos são realizados através do e-mail, a plataforma mais utilizada pelas companhias. Pode parecer um alarde, já que sua empresa não é do tamanho da JBS, mas com certeza ela abriga dados muito sigilosos de clientes que faturam milhões. A importância dos dados no Comércio Exterior, mais do que em outras áreas de negócios, não se trata somente das informações da sua própria companhia, mas também de todos os vários atores da cadeia.
Não obstante, existe uma grande oportunidade quando falamos de organização de dados. Dados brutos podem ser facilmente transformados em ferramentas de poder e conhecimento quando tratados. Por exemplo, hoje existem empresas cujo propósito é unicamente a organização dos dados que estão presentes na internet para qualquer um acessar, mas que poucos têm tempo e mãos para fazê-lo. Uma vez que seu serviço possa oferecer praticidade e análises para os seus clientes, e, mais do que isso, ganhar tempo para ele, os dados tornam-se a chave para o sucesso do seu negócio. Não se paga somente pelo serviço, mas pela experiência e benefícios agregados a ele.
Não nos esqueçamos que o mundo globalizado gira muito mais rápido do que as nossas 24h habituais. Quanto mais informações, mais dados a serem extraídos, mais possibilidades surgem. Assim, quanto melhor sua empresa se posicionar com conhecimento do mercado e das tendências, melhor poderá ofertar aquilo que o mercado precisa, ou que nem sabe ainda que precisará. Afinal, trabalhar no comex nada mais é do que transmitir dados para o próximo player da cadeia.
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