Se você chegou até aqui, é porque sabe que, nem de longe a expansão internacional de uma empresa é tarefa simples, pois o movimento econômico e as tensões políticas que ocorrem em outros países afetam a economia global, que por consequência muda as perspectivas do comércio internacional como um todo. A seguir você vai ler um apanhado com os principais indicadores da economia, já que eles são o reflexo do que acontece no mundo.
O nosso objetivo é colaborar para que você se mantenha atualizado.
Acompanhe o que temos a dizer e tenha uma boa leitura!
Taxa de câmbio
O dólar americano é a moeda de referência para a economia mundial, logo, a comparação entre o Real e o Dólar americano sempre vai acontecer no contexto econômico brasileiro. Outro ponto incontestável é o fato de que as tensões políticas interferem diretamente na valorização do dólar.
Atualmente a taxa de câmbio no mundo todo sofre com a Guerra entre Rússia e Ucrânia e, para a economia, esse é o resultado mais evidente desse grande confronto: a desvalorização do dólar Americano, que permanece em tendência de queda desde março deste ano. Neste sentido podemos dizer que a comunicação eficaz dos últimos tempos tem ditado o ritmo acelerado com que o mercado reage, pois quanto mais rápido as notícias são divulgadas, maior será o nível de agilidade a esses acontecimentos, que podem ser encarados como estímulos ao “sobe e desce” das moedas.
Vale observar que nem todas as nações adotam o mesmo regime cambial, ou seja, cada um age de um jeito diferente frente às variações da moeda. O contexto brasileiro indica que pode haver flutuação cambial, mas essa flutuação não é livre, isto é, a taxa de câmbio é regulada de forma indireta: Para evitar a variação brusca da moeda, os órgãos responsáveis pela política monetária alteram a referência da taxa de juros.
Taxa de Juros
De acordo com o Banco Central (BACEN) a Selic é a taxa básica, ou taxa de referência de juros da economia brasileira, ou seja, ela é o principal instrumento de política monetária utilizado para controlar a inflação. Acrescentamos ainda que a taxa Selic influencia todas as taxas de juros do país e desta forma afeta outras taxas de juros importantes como por exemplo, a taxa de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.
O comitê de política monetária, mais conhecido como COPOM, é o responsável por estabelecer as diretrizes da política monetária e, portanto, é este órgão que define a taxa de juros.
A atual taxa Selic está em 11,75% ao ano e essa definição aconteceu em 16 de março de 2022. Vale observar que antes dessa data a taxa era de 10,75% ao ano – este aumento é um sinal de que o Governo Federal vem fazendo esforços para evitar altos níveis de inflação.
Commodities
O reflexo dos conflitos na Ucrânia têm provocado oscilações significativas no preço das commodities, como o petróleo e o milho.
Não dá pra negar que o petróleo é extremamente importante para a economia global e portanto, é uma espécie de termômetro para medir a “febre” dos novos tempos. As oscilações no preço do Petróleo estão sendo bruscas a ponto de fechar em queda em um dia e avançar em muitos pontos percentuais no outro. Com todo esse movimento, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que é a responsável pela regulamentação da produção e comercialização da commodity, diminuiu as expectativas de aumento da demanda global para o ano de 2022 e, portanto, aumentou a cotação do petróleo.
Já o trigo é produzido pela Ucrânia e pela Rússia. Ao todo, as duas nações representam 30% da exportação mundial e por isso há um stress nesse mercado com relação ao abastecimento, pois a guerra provocou a escassez em sua comercialização.
Fretes internacionais
A nova onda de contaminação por COVID-19 na China é a maior responsável pelo atual cenário de atrasos para cargas que tem origem nos portos chineses, já que esta é uma das regiões mais importantes para o comércio exterior. Xangai está vivendo, mais uma vez, momentos de escassez de alimentos e itens básicos durante o rígido lockdown.
Conforme os dados publicados pelo World Container Index há uma queda no valor médio do frete global, mas a crise ainda que o agenciamento de cargas internacionais vive ainda existe e possivelmente continuará a impactar bruscamente os negócios em 2022.
Poder aquisitivo da população
No Brasil, o crescimento da inadimplência tem soado como um sinal de alerta para os investidores.
Empresas como Banco Inter, Marfrig e Locaweb fazem parte do time das empresas que operam em queda expressiva neste mês de abril. Estes fatos são importantíssimos para entendermos o ritmo do poder aquisitivo. Além disso, a métrica PPC (Paridade do Poder de Compra) expõe de forma clara quanto produtos de consumo geral custam ao redor do mundo fazendo comparações. Este indicador colabora para o entendimento do poder aquisitivo como um todo, que em linhas gerais, é a divisão da renda familiar per capita pelo índice de preços locais.
Como se preparar?
Diante de todas essas informações, você deve estar se perguntando como se preparar, já que os atuais eventos encarados como os principais fatores para essa “bagunça” estão relacionados com a crise sanitária global e a guerra entre Rússia e Ucrânia. Como se vê, não basta apenas olhar para o histórico econômico global para prever o que virá, pois nem a pandemia e nem os conflitos na zona do euro eram previstos em nenhum dos famosos gráficos de tendência comumente elaborados pelos economistas renomados da atualidade.
A palavra chave é atenção! Indicadores como esses que acabamos de escrever, colaboram para a formação de expectativas que por sua vez têm a função de orientar o mercado.
Agora que você compreendeu o que está nas suas mãos para se preparar para todas essas nuances, é importante saber que elaboramos este e outros conteúdos sobre temas relevantes para o comex em nossas redes. Se esse artigo foi esclarecedor para você, por favor compartilhe para que mais pessoas saibam como se preparar no atual contexto que o comércio internacional está presenciando.