Com a pandemia de Covid-19, o transporte marítimo enfrenta desafios como a falta de contêineres e o aumento no valor dos fretes que foi registrado na rota Brasil-China o aumento de U$2.500 para U$ 10.000 em 2020.
O fechamento das indústrias globais fez com que a logística portuária ficasse comprometida. Após a reabertura econômica, houve uma saturação nos portos internacionais que não conseguiram acompanhar a alta demanda do comércio internacional. Isso afeta a maior parte das empresas brasileiras, pois elas não conseguem cumprir os prazos de entrega tanto na importação como na exportação, lidam com mais aumento dos valores nas suas operações e ainda repassam esses custos para o consumidor final.
Como uma alternativa para lidar com a falta de contêineres, o embarque de produtos e mercadorias podem ser realizados através do LCL( Less than container load). Diferentemente dos embarques FCL( Full Container Load), a empresa, em vez de ter que ocupar um container inteiro, ela “ aluga” uma parte do espaço e o divide com outras empresas.
O processo de embarque LCL é realizado conforme abaixo:
- Empresa escolhe um agente de carga
- A empresa compartilha todos os detalhes de embarque (origem, destino, dimensões da carga, peso e etc) da mercadoria com o agente de carga
- Produto sai da fábrica em direção ao armazém indicado pelo agente de carga
- Agente de carga processa os detalhes de embarque e define quais produtos podem ser consolidados juntos
- A mercadoria é agrupada com outros produtos e colocados em um container que então é embarcado em um navio
- Navio chega no porto. Container é descarregado e movido para o armazém para desconsolidação
- Uma vez que o embarque é separado, o agente de carga é responsável pela entrega do produto na empresa.
Essa modalidade é vantajosa para quem não possui a quantidade de produto suficiente para ocupar um container inteiro ou para quem está iniciando no comércio exterior. Com isso, o importador/exportador divide os valores de transporte e armazenagem com outras empresas, os custos logísticos são reduzidos e há uma maior possibilidade de realizar os embarques de forma mais rápida.
Porém, os riscos de extravios e avarias nas mercadorias são maiores no LCL. Outra desvantagem é “ se uma das mercadorias do container não for liberada, todo o módulo ficará retido”. Outro problema é que em alguns embarques há muitas paradas em diferentes portos o que pode causar atrasos na chegada da mercadoria. Neste caso, os custos de manuseio podem ser maiores que em um embarque FCL.
Antes de considerar o LCL como uma opção, é importante realizar um planejamento logístico para evitar despesas e atrasos na entrega da mercadoria. É necessário também avaliar o tipo de produto que será embarcado pois em alguns casos ele não poderá dividir espaço com outras mercadorias, o que inviabiliza a utilização do LCL como alternativa de transporte marítimo.
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