Em tempos de pandemia, a demanda por processos automatizados aumentou. A logística internacional não ficou de fora dessas mudanças e está vivenciando um novo cenário. Confira as principais tendências desse setor!
NOVAS DEMANDAS
Como dito, a pandemia favoreceu o uso de novas tecnologias. Podemos citar, a digitalização Radar SisComex criada para reduzir a burocracia nos processos de exportação.
Além disso, no meio do ano passado outras estratégias foram adotadas para realizar o abastecimento dos países e para isso portos, o modal ferroviário e aéreo foram afetados para suprir essa nova realidade.
DIVERSIFICAÇÃO DO LOCAL DE PRODUÇÃO E DE INSUMOS
Essa tendência traz consigo a estratégia de obter maior velocidade e segurança ao consumidor final. Mais uma lição que a pandemia concedeu às empresas: diversificar os locais de produção para não ficarem dependentes de poucos locais onde se produz insumos e dessa maneira proporcionar maior velocidade na cadeia logística.
A principal tendência pode surgir nas cadeias de suprimentos que tem o potencial de se tornarem menores com o intuito de solucionar demandas mais específicas e evitar gargalos logísticos decorridos de acontecimentos em larga escala, como a pandemia.
COMÉRCIO EXTERIOR EM ALTA
Outro aspecto que esse setor deve sentir é o potencial aumento das exportações conforme a retomada e estabilização no pós-pandemia.
Isso pode ocorrer devido a desvalorização do real que se faz benéfica aos compradores. Para as empresas, a fidelização dos clientes durante o cenário pandêmico continua sendo a prioridade.
ANÁLISE DE DADOS
O tratamento dos dados é uma das tendências de logística internacional que pode otimizar significativamente a previsão de negócios rumo a decisões mais inteligentes.
A análise de dados traz a perspectiva precisa das principais dores da cadeia de suprimentos, custos envolvidos e como agir para otimizar o processo logístico. Desta forma, o gerenciamento de estoque pode ser feito com mais controle bem como um levantamento de quais etapas carecem de maior atenção – incluindo aquisição, fabricação, transporte e a entrega final.
ENTREGA PERSONALIZADA
A última tendência que visa aquecer o setor diz respeito a segmentação de clientes com foco na fidelização. As empresas devem segmentá-los em grupos, baseando-se em variáveis como as tomadas de decisão de compra.
Essa ação tem por objetivo adotar um modelo de negócios mais focado no consumidor e que considere sua estratégia de cadeia de suprimentos para cada cliente e cada produto, o que a longo prazo, tende ao aumento de receita.
Isso implica um tratamento mais preocupado com a experiência do cliente e faz parte do novo caminho que a logística internacional pretende seguir a partir de agora.
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